PME portuguesas criam 60 mil novos empregos até 2016
Relatório Anual das PME divulgado a semana passada no Luxemburgo pela Comissão Europeia é otimista quanto a Portugal.
As pequenas e médias empresas (PME), que empregam menos de 250 funcionários e geram um volume anual de negócios inferior a 50 milhões de euros, são responsáveis por “67% do emprego total e por 58% do valor acrescentado bruto (VAB)” na União Europeia (UE), de acordo com o Relatório Anual das PME divulgado no Luxemburgo pela Comissão Europeia (CE). Delas também dependem “dois em cada três empregos no setor privado”, assim como “85% dos novos empregos criados”.
Em Portugal, segundo o mesmo estudo, as PME representam 67% do valor acrescentado total e perto de 79% do emprego global. E se o país e a Europa ainda não saíram da crise, já há “sinais de retoma”. Para 2014-2016, diz a Comissão, a previsão é de “um aumento total de mais de 2% do emprego – 59700 novos postos de trabalho - e do número de PME”.
Ao nível da UE, a última pesquisa da CE mostra que “as PME continuam a formar o alicerce europeu da economia, com cerca de 22,3 milhões empresas, que empregam perto de 90 milhões de pessoas”. Ao todo, representam “mais de 99,8% de todas as empresas”, sendo que a maior parte ainda são micro empresas, com menos de dez empregados e um volume de negócios inferior a dois milhões de euros.
Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/financas/negocios/pme-portuguesas-criam-60-mil-novos-empregos-at%C3%A9-2016
Liliana nº20
Sem comentários:
Enviar um comentário