"Este ano, os portugueses prevêem gastar cerca de 315 euros por lar - 143 euros em presentes, 118 euros em alimentação e bebidas e 54 euros em socialização --, o que corresponde a uma quebra de 5% face a 2014, e que compara com uma previsão de 513 euros de média da União Europeia.
Há um ano, os portugueses antecipavam gastar 270 euros, tendo entretanto revisto a fatura com as festividades para 333 euros, mais 23% do que o previsto, nota a consultora no estudo de Natal, que revela ainda que 44% dos gastos serão com prendas para as crianças.
Portugal está entre os países em que se antecipa um maior corte nos orçamentos para o Natal, sendo apenas ultrapassado pela África do Sul (-10%), Grécia (-8,6%) e Rússia (-7%).
A diminuição do rendimento disponível (depois de impostos) é o principal motivo apontado por metade dos portugueses inquiridos, para reduzirem as despesas no próximo Natal.
Ainda assim, os portugueses estão mais otimistas em relação à evolução da economia e do poder de compra do que nos anos anteriores.
Aliás, a expectativa dos portugueses em relação ao futuro melhorou significativamente este ano, tendo pela primeira vez, desde 2009, ultrapassado a média da União Europeia."
Diana Dias Nº13
Sem comentários:
Enviar um comentário