segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Flor do Deserto


"Flor do Deserto"


"Flor do Deserto" (Desert Flower) é o nome do filme realizado por Sherry Hormann, que retrata o grave problema da mutilação genital que permanece até aos dias de hoje. Inspirado na história verídica de Waris Dirie (à direita da imagem), publicada em livro em 1998, foi adaptado ao cinema em 2009, mostrando aos milhões de espetadores a história de uma mulher somali, como tantas outras, cujos direitos mais básicos foram retirados apenas por causa da sua cultura.

A atriz e modelo que deu vida à personagem foi Liya Kebede (à esquerda da imagem), de 37 anos.


Atualmente, Waris Dirie, de 50 anos, é embaixadora da ONU desde 1997 e luta pelos direitos das mulheres em África. No festival de Veneza, Waris comentou  “O mundo sabe que estas mutilações são erradas, mas até agora não se fez muita coisa. Não entendo por que o mundo fica só a olhar. Em algum lugar do mundo uma menina está a ser mutilada agora. Amanhã, o mesmo destino espera mais outra menina”.

O seu esforço valeu-lhe também prémios e distinções como o título de Mulher do Ano atribuído pela Glamour em 2000, o World Social Award 2004, o Prémio Oscar Romero 2004 e o título de Cavaleira da Legião de Honra de França. 
 Todos os anos, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), por volta de três milhões de meninas são vítimas de mutilação genital. 





Liliana Almeida nº20
Fonte(s): https://pt.wikipedia.org/wiki/Waris_Dirie
http://www.janelasabertas.com/2014/01/03/livro-flor-do-deserto-de-nomade-a-modelo-e-embaixadora-da-onu/
http://relacoesinternacionais.com.br/2015/03/09/flor-do-deserto-o-direito-internacional-da-mulher-e-os-dh-nas-telas-pensando-a-mutilacao-genital-feminina/
https://en.wikipedia.org/wiki/Desert_Flower_(film)


Sem comentários:

Enviar um comentário