sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Indicadores de Desenvolvimento

Índice de Desigualdade de Género (IDG)


  • Indicadores: São instrumentos estatísticos que permitem conhecer a realidade de um país e a sua evolução ao longo do tempo, dando informações para a definição de políticas, para efetuar previsões e para fazer comparações internacionais.
  • Indicadores Compostos: São indicadores mais complexos e que ultrapassam algumas das limitações apresentadas pelos indicadores simples, sendo compostos por um conjunto de indicadores simples. Um exemplo de indicador composto é o Índice de Desigualdade de Género (IDG).

       O Índice de Desigualdade de Género mede a desigualdade de género recorrendo a indicadores agrupados em 3 dimensões:

  1. Saúde Reprodutiva, medida pela taxa de mortalidade materna e pela taxa de fertilidade adolescente;
  2. Capacitação, medida pela percentagem de assentos parlamentares detidos por cada sexo e pela percentagem de homens e de mulheres que concluíram o ensino secundário e superior;
  3. Participação no mercado de trabalho, medida pela participação dos dois sexos na força de trabalho.
      Um valor baixo do IDG indica uma reduzida desigualdade entre mulheres e homens, e vice-versa, ou seja, quanto mais próximo de zero, melhor será a situação do país:

Situação mundial


  •  Portugal encontra-se numa boa posição, em relação ao IDG, sendo o 16º país em todo o mundo com os melhores resultados e assim, menor desigualdade entre géneros. As piores percentagens verificam-se sobretudo em países africanos e do sudoeste asiático.

Fonte(s): http://cartographie.sciences-po.fr/sites/default/files/maps/042_IIG_2011-01_2.jpg
Manual Economia C 12ºano (autoras Elsa Silva e Rosa Moinhos)

Liliana Almeida nº20 12ºc


Sem comentários:

Enviar um comentário