Em plena entrega dos Prémios Nobel, foi a vez de ontem, segunda feira (12), ser entregue o Nobel da Economia 2015. Angus Deaton foi o premiado.
Angus Deaton, economista escocês com nacionalidade norte-americana e britânica nascido a 19 de Outubro de 1945, ou seja, com 69 anos de idade (quase 70) doutorado em Economia na Universidade de Cambridge fez o seu primeiro estudo oficial em 1975: "Modelos de demanda dos consumidores e a sua aplicação no Reino Unido". Foi professor de Economia na Universidade de Bristol e em 1983 muda-se, também como professor, para a Universidade de Princeton. Deaton preocupa-se essencialmente com as questões da pobreza global, "saúde económica" e desenvolvimento da economia.
Mr.Deaton foi convidado por um jornalista a prestar declarações sobre a recente crise dos refugiados e respondeu que "esta é o resultado das "barreiras" que existem entre o "mundo pobre e o mundo rico" ao cabo de séculos de desenvolvimento desigual". Curioso o recém-premiado fazer estas afirmações já que recentemente temos estado a abordar o tema dos contrastes sociais.
Tiago Martins, Nº28
Fontes:
- http://observador.pt/2015/10/12/premio-nobel-da-economia-2015-vai-para-angus-deaton-da-universidade-de-princeton/;
- https://en.wikipedia.org/wiki/Angus_Deaton
Sem comentários:
Enviar um comentário