Milagre Económico Japonês
Nome pelo qual é conhecido o crescimento económico do pós-guerra do Japão que se caracterizou por um crescimento essencialmente industrial pela falta de matérias-primas.
Primeiramente impulsionado com a ajuda dos Estados Unidos da América e consolidado pela forte intervenção governamental japonesa e principalmente pelo Ministério do Comércio e Indústria.
A segunda década do pós-guerra, foi a década de ouro japonesa.
O governo iniciou um "plano de duplicação de renda" baixando as taxas de juros e impostos para motivar os investimentos na iniciativa privada.
Dada esta situação favorável, o governo concretizou o investimento público em infraestruturas como: rodovias, ferrovias, metros, aeroportos, sistemas de comunicação, portos e barragens.
O período de crescimento chegou ao fim com o rebentar da bolha nos preços dos ativos japoneses - proveniente de uma forte especulação.
Seguiu-se a "Década Perdida" demarcada pelo atraso económico e o desenvolvimento dos Quatro Tigres (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura). Mais recentemente, em 2010, o crescimento da China torna-se a 2ª maior potência do mundo o que dificultou ainda mais a situação japonesa.
Mafalda Vila Nova, nº21
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Milagre_econômico_japonês
Sem comentários:
Enviar um comentário